10/11/2009

Metadados

Um dos estudos de caso foi  no trabalho sobre reusabilidade de objetos educacionais, de Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre e Fabrício Raupp Tamusiunas. No qual ela define são objetos educacionais como qualquer recurso, suplementarao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem. O termo objeto educacional (learning object) geralmente aplica-se a materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos com vistas a maximizar as situações de aprendizagem onde o recurso pode ser utilizado. Apresentando como os tipos de metadados empregados nestes objetos educacionais sistema de cadastramento dos objetos educacionais, 5 (cinco) categorias na especificação dos metadados: geral, ciclo de vida, técnica, educacional e direitos. A categoria geral agrupa informações gerais que descrevem o objeto. Os seguintes atributos foram utilizados:Identificador, Título, Idioma - Descrição, Palavras-chave. A categoria ciclo de vida agrupa informações que descrevem as característicasrelacionadas ao histórico e estado atual dos objetos e todos aqueles que o têm afetadodurante sua evolução. Os seguintes atributos foram utilizados:Versão, Status, Tipo de contribuição, Entidades que contribuíram, Data A categoria técnica agrupa os requisitos e características técnicas do objeto entre elas Formato, Tamanho, Localização – URL, Tipo de tecnologia - Nome da tecnologia, Duração. A categoria educacional agrupa as características educacionais e pedagógicas do objeto. Os seguintes atributos foram utilizados: Tipo de interatividade, Recurso de aprendizagem,Nível de interatividade, Usuário final esperado,Ambiente de utilização, Faixa etária,Descrição. A categoria direitos agrupa os direitos de propriedade intelectual e as condições de uso do objeto. Os seguintes atributos foram utilizados:Custo - Direito autoral, Condições de uso - Utilizando a especificação de metadados proposta, foi implementado o sistema para cadastro e consulta de objetos educacionais. Para a construção deste sistema, utilizou-se, como recurso de armazenamento econsulta, a estrutura de diretórios LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). LDAP é um protocolo aberto para acessar serviços de diretórios X.500.
Palavras-chave:  URL  Reusabilidade Interatividade.
imagem: www.geomatica.eng.uerj.br/docente/araujo/_media/sigweb:procurapormetadados


Tecnologias da Informação e da Comunicação



MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA E O E-GOV NO BRASIL. Esta pesquisa buscou apontar o papel dos governos na atual sociedade, em parcerias com as transformações tecnologias, por isso, no mundo inteiro administradores públicos tem visto a internet como um meio de aumentar a interação do poder público com o cidadão. A integração das tecnologias da informação e da comunicação possibilitam ao governo uma maior disponibilidade de serviços ao cidadão e uma maior integração entre os diversos setores da gestão pública. O e-gov surge como uma oportunidade para o governo melhorar a sua prestação de serviços para os cidadãos, ao mesmo tempo em que permite a adoção de um novo paradigma de prestação de serviços governamentais onde há a oportunidade de redução de custos com a melhoria da qualidade. Sob este aspecto o trabalho trabalho tratou como prioridade mostrar o que é o e-gov, quando ele surgiu, quem está utilizando, onde está sendo utilizado, as potencialidades dessa ferramenta de gestão pública e por ultimo mostrar um estudo de caso para uma maior compreensão do leitor.

Palavras-chave: E-GOV. Cidadãos.Serviços

Sistemas de Informação I


Orientador: Prof. Mauro Belli
Desenvolvida uma pesquisa sobre a teoria geral de sistemas que surgiu da necessidade, de criar soluções práticas, de interligar universos particulares de diversas ciências envolvidas buscando uma comunicação eficiente entre as mesmas. O objetivo principal dessa teoria é criar uma linguagem de fácil compreensão para diferentes áreas auxiliando o desenvolvimento das mesmas e suprindo as necessidades do meio a qual estão inseridas. Essa forma de interação gera valor agregado e uma melhor perspectiva e avaliação do gestor dentro da instituição, já que permite uma visão total das áreas e uma melhor tomada de decisão.
Palavras-chave: Sistemas, universos, linguagem.

imagem:http://fct2008.files.wordpress.com/2007/12/fundo.jpg

Informação e Marketing

Professor:Newton Castilho


Estudando o marketing em sua essência podemos verificar que ele vai muito além de propagandas e pesquisas de satisfação ao cliente. Essa área exige dedicação, reflexão e investimentos. Muitas instituições não tomaram conhecimento de seu real valor (tangível e intangível), e as inúmeras vantagens competitivas que o marketing pode trazer, faz-se necessário uma visão cuidadosa do gestor para ver nesta área um leque de oportunidades e não somente um meio de comunicação cliente/empresa. A empresa estudada estava no mercado a mais de 50 anos e ainda não possuia uma estratégia para a área de marketing. No trabalho foi desenvolvido um planejamento (teórico), para apontar novas opções e formas de desenvolvimento da mesma e assim garantir sua sobrevivência no mercado em tempos de crise.
Palavras-chave: Marketing, Análise de mercado, Propagandas.

Ontologias e Taxonomia do Conhecimento

Orientador: Prof. Mauro Belli
Esta disciplina aborda a organização dos diferentes domínios do conhecimento. Ela repassa formas de sistematização da informação para a organização do conhecimento. Este trabalho apresenta a organização do Banco de Textos Teatrais Sandro Polloni, hoje sob a guarda da Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia, nele concentra-se: um acervo de peças de teatro datilografadas e mimeografadas do teatro brasileiro que estavam sofrendo com a ação do tempo. A coleção consta de aproximadamente 800 textos de peças teatrais e foi doada em 1993 pelos artistas Sandro Polloni e Maria D'ella Costa, ambos figuras de destaque na história teatral brasileira. Os textos são muito procurados consultados tanto pela comunidade interna da universidade, quanto pela comunidade artística de Uberlândia e região. Porém, o acervo era eficiente devido a desgastes naturais do tempo e manuseio e devido a falta de um processo automatizado de catalogação que possua uma ferramenta eficiente de busca das informações da coleção. Visto isso foi desenvolvido uma biblioteca digital, cujos principais objetivos foram possibilitar a preservação da coleção, alem do desenvolvimento de de um sistema de qualidade na busca de informações as peças foram escaneadas e disponibilizadas por meio de documento XML e da disponibilização do acesso via Internet.
Palavras-chave: Ontologias. Classficação. XML. Domínio.

Análise da Informação e do Conhecimento

Orientador: Prof. Mauro Belli

Este trabalho apresenta a dificuldade em estabelecer uma linguagem padrão entre diferentes instituições, a INTERCONCEPT e a comunidade de Ciências Sociais via COCTA, citando também as recomendações da ISO/TC 37, que buscam o mesmo propósito a diferenciação entre linguagem e capacidade de classificar, questionando qual destas precederia a outra. Citando alguns exemplos (glossário) e hipóteses, procura mostrar as diferenciações existentes e como é complexa a discussão em torno deste tema. Respondendo a questão proposta, a autora expõe que “a capacidade de percepção de estímulos externos e de representação em nível interno desses estímulos é que conduzem à classificação e a linguagem”. Faz-se necessário uma classificação previa para estabelecer o grau de necessidade: conceito, se a afirmação é verdadeira, item de referência, forma verbal. Seguindo nessa linha cria-se um "universo dos itens" como a base para a formação dos conceitos e o "universo do discurso". Ainda sobre este artigo a autora busca estabelecer a aproximação entre a conceituação de estímulo externo, reordenação mental e designação (ou seja, linguagem, classificação e representação), podem ser vista como uma primeira aproximação ao conceito de classificação. Sem adentrar a discussão sobre uma conceituação do fenômeno, pode-se dizer que classificar essas ordens é algo dialético, que aparece de forma antagônica e complementar, utilizando-se de conceitos bastante diversos. Assim, ela seria por vezes universal ou particular, mental ou biológica, matéria ou energia, se materializando no tempo e espaço.
Palavras chaves: INTERCONCEPT, COCTA, classificação, dialético.

08/11/2009

Algumas das Disciplinas Abordadas

Análise da Informação e do Conhecimento


Custos em Projetos de Informação


Gestão de Documentos


Língua Portuguesa I


Fundamentos da Gestão Organizacional Informação


Cultura e Tecnologia


Introdução à Economia I  


Informação e Estratégia


Metadados


Tecnologias da Informação e da Comunicação


Ontologias e Taxonomia do Conhecimento


Sistemas de Informação I


Técnicas de Observação

O Gestor da Informação

“O papel do profissional da informação, de acordo com constatações já realizadas, é o de assistir, intermediar e apoiar outras pessoas na busca de informações, por meio da gestão do conhecimento. A evolução de conceitos, tecnologia, formatos e suportes amplia, evolui e diversifica a essência desse trabalho, demandando modificações às exigências de atuação, formação e capacitação desse profissional”. Ferreira Thiago, Danielle.